RUE


Comunicado da Lista do POUS/RUE
Junho 8, 2009, 5:00 am
Filed under: Uncategorized

Comunicado de imprensa

De uma primeira leitura dos resultados preliminares das eleições para o “Parlamento” Europeu, ressaltam os seguintes factos:
– O PS perde mais de 571 mil votos (quase 37,7% do número de votantes nas eleições de 2004);
– O PSD junto com o CDS têm cerca de 302 mil votos a mais;
– O BE e o PCP têm também uma subida de 284 mil votos;
– A soma dos votos brancos e nulos atinge quase 7% dos votos expressos (quase o dobro dos valores verificados nas últimas eleições);
– A abstenção foi ainda maior do que nas eleições anteriores, atingindo quase 63%.
Destes factos, poderão tirar-se as seguintes ilações:
 A forte penalização sofrida pelo PS é a derrota de um Governo que se propôs – e se continua a propor – aplicar, sem qualquer hesitação, a política de Durão Barroso, a política das privatizações, dos despedimentos e do desmantelamento dos serviços públicos. É a derrota de quem escolheu Vital Moreira para cabeça-de-lista do PS, um homem que defende, sem falhas, a política da União Europeia, do Tratado de Lisboa às medidas contra os professores e a Escola Pública.
 A esta forte penalização do PS há que juntar o estrondoso número de abstenções e de votos brancos e nulos, que não são mais do que a afirmação da rejeição das políticas do Governo e da União Europeia.
Face à rejeição massiva da sua política, Sócrates teima em ignorar as aspirações da esmagadora maioria do povo português, que pretende que o nosso país tome um rumo de desenvolvimento, de criação de postos de trabalho, de defesa dos serviços públicos e da democracia. E, apesar de ser responsável pela perda de mais de 571 mil votos na lista do PS, não hesita em declarar que irá manter a mesma estratégia de aplicação das medidas que levaram a este resultado.
A Lista do POUS/RUE apresentou-se a estas eleições com os seguintes objectivos:
– difundir e alargar a campanha pela proibição dos despedimentos;
– e, ao mesmo tempo, informar o povo português sobre o verdadeiro carácter das instituições da União Europeia e da sua política, o que nos leva a rejeitar os seus Tratados.
Os 5100 eleitores que nos deram o seu voto identificam-se com estes objectivos. São 5100 votos de esperança e de confiança na luta pela unidade dos trabalhadores com as suas organizações, para obrigar o Governo a tomar todas as medidas que levem à proibição dos despedimentos, para derrotar a política da direita em todas as suas formas, a qual tem como fonte a União Europeia.
Apoiando-nos no facto de mais de 1100 trabalhadores e jovens terem assinado uma carta a exigir do Governo a proibição dos despedimentos e encorajados pelas respostas que nos deram dirigentes sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores a lista do POUS/RUE às eleições para o Parlamento Europeu decidiu – no dia 31 de Maio, na Marinha Grande – tomar em mãos o trabalho de organização para a realização de um Encontro Nacional que possa constituir mais um passo na construção da unidade dos trabalhadores com as suas organizações, que seja um ponto de apoio para a concretização da proibição dos despedimentos.


A Lista do POUS/RUE para as eleições ao Parlamento Europeu
Lisboa, 7 de Junho de 2009

POUS_RUE

http://pous4.no.sapo.pt

E-mail: pous4@sapo.pt

https://rueportugal.wordpress.com
E-mail: rue.portugal@gmail.com

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: