RUE


Barroso sauda decisão do senado checo: “É uma muito boa notícia”
Maio 7, 2009, 12:25 am
Filed under: Uncategorized

aprovacao-tratado-lisboa-rep-checa-6_5_2009Imagem daqui

Com 54 votos favoráveis em 79

Senado checo aprovou tratado de Lisboa 

06.05.2009 – 15h34 AFP

O Senado checo aprovou o Tratado de Lisboa depois de o texto ter sido também aprovado em Fevereiro pelo Parlamento, uma decisão que abre caminho à ratificação final pelo Presidente da República Checa, Vaclav Klaus.

O Tratado destina-se a reformar as instituições da União Europeia e foi aprovado pela maioria de 54 votos num escrutínio em que participaram 79 senadores. O ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Karel Schwarzenberg, tinha apelado antes da votação: “Lancem um sinal claro de que nós somos um país da Europa, um país que deseja desenvolver-se”. O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, saudou a decisão e disse ter ficado “muito contente” com o voto favorável dos senadores. “É uma muito boa notícia”, disse.

Um grupo de senadores do partido liberal ODS anunciou, no entanto, que irá contestar novamente o tratado junto do Tribunal Constitucional e o Presidente Vaclav Klaus, um dos principais opositores do tratado, disse que aguardará uma decisão antes de ratificar o texto.

Para entrar em vigor o texto deve ser ratificado pelos 27 estados membros da UE. A principal incógnita continua a ser a Irlanda, que reprovou o tratado em referendo mas que já prometeu uma nova votação para o final do ano.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1378936

—————————————————————————————-

Barroso satisfeito com “sim” do Senado checo ao Tratado de Lisboa

Para concluir o processo de ratificação, o tratado terá de ser promulgado pelo Presidente checo, o eurocéptico Vaclav Klaus, que pode atrasar a conclusão da aprovação mas não impedi-la.

Lusa

16:27 Quarta-feira, 6 de Mai de 2009

O presidente da Comissão Europeia congratula-se pela aprovação do Tratado de Lisboa pelo Senado da República Checa , uma votação que para Durão Barroso reflecte o empenho do país numa União Europeia “mais democrática, mais responsável, eficaz e coerente”.

“Esta é uma boa notícia. Estou muito satisfeito”, considera o dirigente português, que falava depois de 54 dos 79 senadores checos terem aprovado o Tratado de Lisboa, uma maioria superior aos três quintos necessários.

A República Checa era o único país da UE que ainda não se tinha pronunciado sobre o tratado assinado em Lisboa em Dezembro de 2007 e que visa agilizar os processos de decisão a 27. Para terminar definitivamente o processo de ratificação, o tratado terá agora de ser promulgado pelo Presidente checo, o eurocéptico Vaclav Klaus , que pode atrasar a conclusão da aprovação mas não impedi-la.

O Tratado Reformador da União Europeia tem como último obstáculo à sua entrada em vigor a ratificação pela Irlanda, que marcou para o Outono um segundo referendo depois da rejeição verificada numa primeira consulta popular, em Junho de 2008.

“Espero que as exigências constitucionais que restam na República Checa e outros Estados-membros estejam concluídas o mais rapidamente possível”, concluiu Durão Barroso.

http://aeiou.expresso.pt/barroso-satisfeito-com-sim-do-senado-checo-ao-tratado-de-lisboa=f512878

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: